A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vai discutir nesta quarta-feira (18) uma proposta de reajuste nas tarifas de energia elétrica da Energisa Paraíba. A revisão tarifária periódica poderá impactar diretamente 1,84 milhão de unidades consumidoras em todo o estado.
De acordo com a proposta apresentada pela agência reguladora, os consumidores residenciais poderão ter um aumento médio de 15,83% nas contas de luz. Já para o setor industrial, a alta prevista é de 14,35%.
A audiência pública para debater os índices será realizada às 9h, no auditório do Procon-PB, localizado na Avenida Almirante Barroso, no Centro de João Pessoa. A data para aplicação dos novos valores está prevista para 28 de agosto.
Segundo a ANEEL, os principais fatores que influenciaram o reajuste foram:
-
Custos com transporte e distribuição de energia;
-
Compra de energia elétrica;
-
Encargos setoriais;
-
Componentes financeiros acumulados de anos anteriores.
A revisão tarifária é um processo regular previsto no contrato de concessão, que visa assegurar o equilíbrio econômico-financeiro da distribuidora, levando em consideração custos operacionais, investimentos e qualidade do serviço prestado.
A população poderá acompanhar e participar do processo por meio da consulta pública aberta pela ANEEL no site oficial do órgão.