![]() |
Foto: reprodução |
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), está em articulação para disputar o Governo da Paraíba nas eleições de 2026. Com forte base política no interior e controle sobre a maior bancada da Assembleia Legislativa — com 8 deputados —, o parlamentar é considerado um dos principais nomes na corrida pelo Palácio da Redenção.
Motta apoiou a reeleição do atual governador João Azevêdo (PSB) em 2022, especialmente na articulação com prefeitos do interior, onde garantiu maioria expressiva de votos. João, por sua vez, sofreu derrotas nas duas maiores cidades do estado, João Pessoa e Campina Grande, e buscou apoio de Motta para equilibrar o pleito.
Atualmente, o Republicanos mantém influência robusta na política paraibana: são 50 prefeitos, 48 vice-prefeitos e quase 500 vereadores filiados à sigla. Nos bastidores, o partido já articula alianças e amplia sua presença na administração estadual, consolidando espaço para uma candidatura majoritária.
Efraim sinaliza apoio a Motta
Outro nome colocado como pré-candidato, o senador Efraim Filho (União Brasil), sinalizou a possibilidade de recuar em favor de Motta. “Hugo me apoiou ao Senado em 2022”, declarou Efraim, que hoje preside a poderosa Comissão Mista de Orçamento (CMO) no Congresso.
A possibilidade de uma chapa unindo Republicanos e União Brasil agita os bastidores da sucessão de João Azevêdo, que se encontra em seu segundo mandato e, portanto, impedido de disputar a reeleição.
Com apoio de prefeitos, base consolidada no Legislativo e trânsito em Brasília, Hugo Motta surge como nome competitivo e capaz de unir forças políticas em torno de uma candidatura de centro-direita no estado.
Fonte: Metrópoles