Fale conosco!

Edital do Governo Lula Beneficia MST com Vantagens Financeiras e Aluguel Zero na Ceagesp

 

O governo lançou o edital por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O chefe da pasta, Paulo Teixeira, tem participado de eventos do MST | Foto: Sérgio Cardoso/MST

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), lançou um edital que estabelece condições privilegiadas para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros grupos da chamada agricultura familiar na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

O documento, publicado em setembro, permite que estes grupos utilizem espaços para a comercialização de alimentos na Ceagesp com a isenção total da cobrança de aluguel ou com preços substancialmente reduzidos.

Priorização e Justificativa Sob Crítica

O edital, que encerrou o prazo de inscrição em 24 de outubro, tem como objetivo declarado "promover a inclusão efetiva" nas áreas de vendas do entreposto e "priorizar" movimentos da agricultura familiar de São Paulo.

O Executivo federal defende que a estratégia visa "consolidar o sistema nacional de abastecimento alimentar, que preze pelos princípios da inclusão, sustentabilidade e justiça social".

A concessão de espaços com isenção ou redução de custos causou indignação entre os comerciantes que já operam na Ceagesp. Empresas que atuam no entreposto, representadas pela Ank Negócios LTDA, enviaram um documento formal à Secretaria de Abastecimento para questionar a decisão.

A medida foi articulada pelo MDA, pasta chefiada por Paulo Teixeira, ministro conhecido por sua forte e pública ligação com o MST. Teixeira tem participado de atos do movimento, como o ocorrido em Tremembé (SP) em janeiro de 2025.

Além do MST, o edital também beneficia grupos como:

  • Povos e comunidades tradicionais;

  • Povos indígenas e quilombolas;

  • Pescadores artesanais;

  • Agricultores urbanos e periurbanos.

A oposição vê a ação como mais um gesto político de favorecimento a movimentos sociais que são base de apoio do governo, utilizando recursos e patrimônio públicos para criar vantagens competitivas e exclusivas.

Fonte:

  • Reportagem de Uiliam Grizafis para Revista Oeste (12/11/2025).

  • Edital do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Postar um comentário

0 Comentários