Com R$ 12 milhões investidos, Estado comemora liderança nacional em fluência leitora e celebra resultados do programa Alfabetiza Mais Paraíba
O governador João Azevêdo entregou nesta quarta-feira (18), no Centro de Convenções de João Pessoa, o Prêmio Escola Referência em Aprendizagem a 200 escolas públicas da Paraíba. O reconhecimento marca um dos pontos altos da política educacional do Estado, com foco na alfabetização de crianças de até sete anos. Ao todo, foram destinados R$ 12 milhões do Tesouro estadual para premiar escolas com alto desempenho ou avanços expressivos nos indicadores de aprendizagem.
Cada uma das 100 escolas com melhores resultados recebeu R$ 80 mil, enquanto outras 100, em processo de superação, foram contempladas com R$ 40 mil. A premiação integra as ações do Alfabetiza Mais Paraíba, programa que promoveu, em 2024, a maior redução no número de pré-leitores do país, segundo o Índice de Fluência Leitora (IFL).
Números que sustentam a política pública
No início de 2024, 63% dos alunos estavam no nível de pré-leitores e apenas 5% eram leitores fluentes. A última avaliação revelou uma redução para 32% de pré-leitores e um salto para 17% no grupo dos leitores fluentes. Os resultados renderam ao Estado o maior crescimento em fluência leitora do Brasil e o Selo Prata do Ministério da Educação — distinção concedida ao estado com maior avanço no índice de alfabetização do MEC.
"O aluno que se alfabetiza na idade certa tem um rendimento escolar completamente diferenciado", afirmou João Azevêdo, destacando que o programa prevê que as 100 melhores escolas atuem como referências para as demais.
Cooperação e metas claras
Executado em regime de colaboração com os municípios, o programa tem respaldo legal por meio da Lei 12.701, que instituiu o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa e criou tanto o prêmio quanto o Selo Município Referência em Aprendizagem.
Além dos prêmios financeiros, os investimentos em 2024 somaram mais de R$ 18 milhões, incluindo R$ 1,1 milhão em formação continuada para 3.617 professores e 860 gestores escolares, e R$ 1,2 milhão na compra de 69.121 livros didáticos para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
Outro destaque foi a alteração na legislação tributária, com a ampliação da cota-parte do ICMS vinculada à educação, que passou de 10% para 18% pela Lei Estadual nº 13.096/2024, premiando municípios que avançam nos indicadores de aprendizagem.
Reconhecimento de autoridades
O vice-presidente do TCE-PB, André Carlo Torres, destacou o impacto social da alfabetização infantil:
“Aprender a ler é trazer para o seio da coletividade dignidade, cidadania, respeito e também uma pujante democracia.”
O secretário de Educação do Estado, Wilson Filho, classificou o momento como histórico:
“A Paraíba foi o estado que mais pontuou no índice de alfabetização do MEC e liderou o avanço no Índice de Fluência Leitora do Brasil.”
Relatos da base
Entre os representantes escolares premiados, Edna Alves, gestora da Escola Municipal Luiza Ferreira dos Santos, em Princesa Isabel, destacou a importância da gestão integrada:
“Um trabalho sistematizado, coordenado por muitas mãos, produz resultados. A nossa escola está colhendo frutos.”
O estudante Anthony Gabriel, da Escola Estadual Epitácio Pessoa, também celebrou:
“Melhoramos a fluência em leitura, lemos com mais facilidade e entendemos melhor os textos. Os resultados já aparecem.”
A cerimônia contou ainda com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro, do deputado João Gonçalves, e de auxiliares do governo, como Nonato Bandeira, Pollyanna Loreto, Erivonaldo Alves e Edilson Amorim.