A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (3), a segunda fase da Operação Outside, que investiga um esquema de fraude licitatória e desvio de recursos públicos no estado da Paraíba. A ação cumpre quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Patos, governada pelo prefeito Nabor Wanderley Filho (Republicanos-PB), pai do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Segundo a Polícia Federal, a investigação apura indícios de fraudes em processos licitatórios, superfaturamento e desvio de recursos federais destinados à execução de uma obra no município. O valor movimentado no contrato, incluindo aditivos, teria alcançado a marca de R$ 6 milhões, sendo parte do montante proveniente de emendas parlamentares.
A primeira fase da Operação Outside foi deflagrada em setembro de 2024. Desde então, auditorias realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal confirmaram os indícios apontados inicialmente, reforçando a suspeita de que agentes públicos tenham favorecido interesses privados na contratação da empresa responsável pela obra.
Em nota, a CGU destacou que os desvios de recursos representam um grande prejuízo para a população local, especialmente considerando a necessidade de investimentos em infraestrutura na região do sertão paraibano. A identidade dos alvos específicos da investigação não foi revelada pela Polícia Federal até o momento.
O prefeito Nabor Wanderley Filho já foi alvo de outras investigações por improbidade administrativa durante suas gestões em Patos, acumulando prejuízos estimados em R$ 4,9 milhões aos cofres públicos, conforme levantamento da CGU. Apesar das suspeitas, tanto a Prefeitura de Patos quanto o deputado Hugo Motta ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a ação da Polícia Federal.
O caso segue em apuração, e a expectativa é que novas fases da operação tragam mais esclarecimentos sobre a extensão do esquema investigado.
Referencia: Gazeta do Povo
COM A PALAVRA, A PREFEITURA DE PATOS
O Secretário de Administração de Patos, Francivaldo Dias, esclarece que a operação deflagrada pela Polícia Federal, denominada “Outside”, na manhã desta quinta-feira (4), não teve como alvo de busca e apreensão nenhum prédio da Prefeitura Municipal de Patos. Em nenhum momento foram recolhidos documentos, materiais eletrônicos ou quaisquer objetos nos prédios pertencentes à administração municipal. Reiteramos que a Prefeitura Municipal de Patos não foi alvo da referida operação e permanece à disposição para colaborar com quaisquer investigações que se façam necessárias, reafirmando o compromisso com a transparência e a legalidade em todas as suas ações.