Fale conosco!

Mamanguape integra corredor de abastecimento sustentável para caminhões a gás natural na Paraíba


 A Paraíba avança na modernização da sua infraestrutura de transporte sustentável com a consolidação do Corredor de Gás Natural Veicular (GNV), que conecta os principais estados do Nordeste. O município de Mamanguape agora faz parte desse avanço, com o Posto BR Mamanguape operando como ponto estratégico de abastecimento de caminhões movidos a gás natural.

Ao todo, dez postos de combustíveis nas BR-101 e BR-230 já estão aptos a abastecer veículos pesados, ampliando o uso de combustíveis mais limpos e econômicos. Na Paraíba, os pontos de abastecimento estão distribuídos em João Pessoa (Posto Maxxi, AFL Pichilau e DLM Ronaldão), Mamanguape (Posto BR Mamanguape), Alhandra (Posto Serra IV), Cabedelo (Postos Dois Irmãos e São Luiz IV), Bayeux (Posto Motogás 1) e Santa Rita (Postos Vibra e Planalto).

Segundo Fabíola Gomes, gerente de mercado automotivo da PBGás, o estado caminha para expandir a infraestrutura voltada às frotas pesadas movidas a GNV. “Além de reduzir custos operacionais e de manutenção, os caminhões a gás natural emitem cerca de 21% menos CO₂ em comparação ao diesel, podendo alcançar até 95% de redução quando abastecidos com biometano”, explicou.

A transição energética vem sendo articulada em parceria com o setor privado e fabricantes. Na última semana, representantes da PBGás entre eles o diretor técnico-comercial Fábio Mariz e a própria Fabíola Gomes participaram do Workshop sobre Frotas Pesadas e Corredores Sustentáveis, promovido pela Mitsui Gás e Energia e Norgás, com a presença da Scania e da MWM.

Durante o evento, a equipe da PBGás também realizou uma visita técnica à fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), referência nacional na produção de caminhões movidos a gás. Em 2024, a empresa já havia promovido um seminário na Paraíba para fabricantes e donos de postos, discutindo adaptações para o abastecimento de alta vazão.

Segundo Mariz, os resultados começam a se consolidar. “Hoje, já temos postos adaptados e o início do abastecimento regular de caminhões nas principais rodovias do estado. O gás natural é um combustível de transição que prepara o caminho para o uso do biometano, contribuindo para uma logística mais limpa e sustentável no Nordeste”, afirmou.

A inclusão de Mamanguape nesse corredor reforça o papel estratégico do município na malha rodoviária e econômica da região, consolidando-o como um ponto de apoio logístico essencial para o transporte sustentável no estado.

Fonte: Companhia Paraibana de Gás (PBGás)/ Governo do Estado da Paraíba




Postar um comentário

0 Comentários