Grupo árabe investe em fábrica de armas no Brasil e mira transformar país em polo global de defesa


 

O conglomerado Edge Group, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou investimentos no Brasil com o objetivo de transformar o país em referência global na produção de armas aéreas, em um projeto comparado ao sucesso da Embraer na aviação civil e militar.

Em setembro, a empresa Siatt inaugurou uma nova fábrica em São José dos Campos (SP), cidade que também abriga a sede da Embraer. A companhia, especializada em sistemas de defesa e segurança, desenvolve mísseis, armamentos e tecnologias embarcadas. Metade de suas ações foi adquirida pelo grupo árabe em 2023.

O plano prevê a contratação de engenheiros e especialistas brasileiros, financiados com capital do petróleo, para transformar o Brasil em um polo exportador de armamentos. Segundo o CEO do Edge Group, Hamad Al Marar, o país tem “enorme potencial” em software, inteligência artificial e engenharia aeroespacial.

“O Brasil é uma mina de ouro de talentos. Queremos replicar aqui uma história de sucesso semelhante à da Embraer, mas em escala ainda maior”, afirmou o executivo.

Com a parceria, o Brasil reforça sua posição no cenário internacional de defesa, ao mesmo tempo em que abre espaço para consolidar um novo polo industrial estratégico voltado à exportação.

Fonte: Revista Oeste

Raquel Lima

Sou Raquel Lima, jornalista dedicada a informar com qualidade e verdade. Busco temas relevantes, análises claras e coberturas que inspirem, sempre com compromisso e uma visão crítica dos fatos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem