Exportações, emprego e investimentos em risco com tarifaço dos EUA, aponta CNI


O tarifaço norte-americano contra produtos brasileiros começa a mostrar efeitos preocupantes na economia nacional. A Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (20), revela que exportações, empregos e investimentos da indústria devem sofrer retração nos próximos meses.

Segundo o levantamento, o índice de expectativa de exportações caiu 5,1 pontos em agosto, chegando a 46,6 pontos. Como o indicador ficou abaixo da linha dos 50, isso significa que os empresários preveem queda nas vendas externas pela primeira vez em 21 meses.

“A piora das expectativas de exportações da indústria está muito relacionada às incertezas do cenário externo, principalmente em função da nova política comercial americana”, explicou a analista da CNI, Isabella Bianchi.

Emprego em queda, produção em alta

Apesar de a produção industrial ter avançado em julho (52,6 pontos), o número de trabalhadores empregados no setor recuou. O índice de expectativa de emprego caiu para 49,3 pontos, sinalizando que a indústria não deve ampliar contratações nos próximos seis meses.

Investimentos recuam

O índice de intenção de investimento também registrou queda: caiu 1,6 ponto, chegando a 54,6 pontos, o menor patamar desde outubro de 2023. Ainda assim, segue acima da média histórica (52,5 pontos).

Capacidade e estoques

  • Utilização da Capacidade Instalada (UCI): estável em 71%, dois pontos acima do registrado em julho de 2023.

  • Estoques: praticamente ajustados, com índice de 50,1 pontos para evolução do nível de estoques e 49,9 pontos em relação ao planejado.

A pesquisa ouviu 1.500 empresas entre os dias 1º e 12 de agosto de 2025, sendo 601 de pequeno porte, 518 de médio e 381 de grande porte.

📌 Fonte: Agência Brasil / CNI

Raquel Lima

Sou Raquel Lima, jornalista dedicada a informar com qualidade e verdade. Busco temas relevantes, análises claras e coberturas que inspirem, sempre com compromisso e uma visão crítica dos fatos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem