Governo da Paraíba entrega kits do programa Agente Jovem Ambiental em Mamanguape e outras 11 cidades

 
Foto: Reprodução/ Governo do Estado da Paraíba

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realiza nesta quinta (15) e sexta-feira (16) a entrega de 220 kits do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) em 12 municípios paraibanos, incluindo Mamanguape, no Litoral Norte do estado.

A ação acontece durante a programação das plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE) e tem como objetivo incentivar estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a se engajarem na proteção do meio ambiente, aliando formação prática, educação ambiental e incentivo financeiro.

Nesta quinta-feira (15), a entrega será realizada nos municípios de Curral de Cima, Itapororoca e Mamanguape. Já na sexta-feira (16), a ação contemplará os jovens de Pedras de Fogo, Juripiranga, Pilar, Itabaiana, Caldas Brandão, Gurinhém, Itatuba, Mogeiro e Ingá.

Formação ambiental com bolsa mensal

O programa oferece capacitação técnica e uma bolsa de R$ 200 mensais durante seis meses, além de certificação aos participantes. O foco é formar multiplicadores de práticas sustentáveis dentro das comunidades e escolas, promovendo o desenvolvimento de uma consciência ecológica entre os jovens paraibanos.

Entre os temas abordados durante a formação estão:

  • Educação ambiental prática

  • Gestão de resíduos sólidos

  • Transição energética

  • Mudanças climáticas e sustentabilidade

Materiais entregues

Os kits distribuídos aos jovens agentes ambientais incluem:

  • Camisa com proteção solar

  • Chapéu

  • Duas bolsas

  • Garrafa para hidratação

  • Caneta e bloco de anotações

Todos os materiais serão utilizados nas aulas de campo, que fazem parte da formação do AJA e permitem o contato direto com experiências ambientais e práticas sustentáveis no território onde vivem.

Incentivo à juventude e à preservação

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, reforçou que o programa é uma estratégia para envolver a juventude nas questões ambientais de forma participativa.

“Os jovens têm a capacidade de serem multiplicadores. A partir disso, vão nos ajudar a ampliar essa consciência coletiva em torno da preservação do meio ambiente”, destacou.

Os participantes também terão experiências práticas, explorando os biomas, a fauna e a flora locais, com o propósito de aprofundar seus conhecimentos sobre a preservação ambiental.

 Fonte: Governo do Estado da Paraíba

Raquel Lima

Sou Raquel Lima, jornalista dedicada a informar com qualidade e verdade. Busco temas relevantes, análises claras e coberturas que inspirem, sempre com compromisso e uma visão crítica dos fatos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem