![]() |
Foto: reprodução |
O principal objetivo da viagem é contornar um recente imbróglio político surgido no Vale do Mamanguape. Durante o lançamento do São Pedro 2025 de Mamanguape, na última sexta-feira (26), Gervásio Maia surpreendeu ao anunciar a destinação de mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares para o município — tradicional reduto eleitoral de Hugo Motta. A atitude gerou desconforto entre aliados locais e acendeu um sinal de alerta no grupo.
Além de buscar uma solução para a crise, a viagem também servirá para discutir estratégias eleitorais relacionadas à pré-candidatura de Maria Porto à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Maria é concunhada do prefeito Joaquim Fernandes e tem articulado apoios na região.
O gesto de Hugo Motta lembra a recente estratégia do presidente Lula, que convidou o presidente da Câmara para uma viagem internacional em meio a votações importantes. Vale lembrar que, após retornar do Japão, Hugo Motta optou por não pautar o pedido de urgência para a anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 — decisão que foi moldada em reunião com líderes partidários, onde apenas PL e Novo apoiaram a tramitação acelerada.
A expectativa agora é que a articulação em Brasília traga soluções para acalmar os ânimos no Vale do Mamanguape e alinhe as próximas etapas do projeto político que envolve não apenas a manutenção de bases eleitorais, mas também a expansão da influência do grupo no cenário estadual.