Cejusc-Indígena entrega certificados de conciliação para 45 indígenas Potiguara em Rio Tinto

Foto: Divulgação/TJPB


 

        Na manhã desta quinta-feira (31), o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania Indígena (Cejusc-Indígena) da Comarca de Rio Tinto realiza a entrega de 45 certificados do Curso de Conciliação Extrajudicial para Povo Indígena. A cerimônia será realizada no Fórum de Rio Tinto ‘Desembargador Francisco Espínola’ e será conduzida pelo juiz Judson Kildere Nascimento Faheina, que é coordenador do Cejusc-Indígena e responsável pela Vara Única do município.

O curso foi promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, com o apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e da Escola Superior de Magistratura (Esma). Os 45 indígenas capacitados, originários de 32 aldeias, foram selecionados por suas lideranças para participar do curso e atuar como agentes conciliadores em suas comunidades.

Na última semana, os caciques Sandro Gomes Barbosa, da aldeia Potiguara, e Claudecir da Silva Braz, da aldeia Monte-Mor, reuniram-se com o juiz Judson Kildere para ajustar os últimos detalhes do evento. Os novos conciliadores poderão agora intervir em disputas internas, como questões de terra, divisão de bens, separação de casais e pensão alimentícia, ajudando a resolver conflitos de maneira pacífica e fortalecendo a autonomia das aldeias.


Pioneirismo na região

A Comarca de Rio Tinto é a primeira no Nordeste a implantar um Centro de Conciliação voltado exclusivamente para comunidades indígenas, promovendo, assim, o fortalecimento das práticas conciliatórias locais.

Por: Redação

Fonte: TJPB

Raquel Lima

Sou Raquel Lima, jornalista dedicada a informar com qualidade e verdade. Busco temas relevantes, análises claras e coberturas que inspirem, sempre com compromisso e uma visão crítica dos fatos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem