![]() |
Foto:Divulgação/internet |
Fenômeno raro poderá ser observado em todo o Brasil, com auge do eclipse previsto para 23h44
Na noite desta terça-feira (17), os céus do Brasil serão palco de um fenômeno astronômico duplo: um eclipse parcial lunar durante uma Superlua. A Superlua, marcada por seu brilho e tamanho maior do que o habitual, ocorre quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, o chamado perigeu. Neste mesmo momento, parte da Lua será encoberta pela sombra da Terra, proporcionando um eclipse parcial.
O eclipse parcial lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando parte da luz solar que chega ao satélite natural. Ao contrário de um eclipse total, no qual toda a superfície da Lua fica encoberta, o eclipse parcial desta noite terá um impacto mais sutil: cerca de 3,5% da área da Lua será obscurecida no auge do fenômeno.
Apesar de não ser tão impactante quanto um eclipse total, a combinação com a Superlua torna o evento ainda mais especial. O eclipse parcial será visível a olho nu em todo o Brasil, a partir das 23h12 (horário de Brasília), com seu ápice às 23h44 e término por volta das 0h15, já na madrugada de quarta-feira (18). O Observatório Nacional também transmitirá o evento ao vivo pelo YouTube, começando às 21h30.
Este espetáculo ocorre apenas um mês após a rara Superlua azul de agosto, tornando 2024 um ano especial para os observadores do céu.
*Com informações de Agência Brasil