O governador João Azevêdo recebeu, nesta terça-feira (9), na Granja Santana, em João Pessoa, a embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrilíková. O encontro teve como objetivo discutir oportunidades de cooperação e possíveis parcerias em áreas como ciência e tecnologia, educação, turismo e saúde.
Durante a reunião, João Azevêdo destacou o equilíbrio fiscal da Paraíba, que tem permitido a execução de obras e investimentos com recursos próprios em todas as regiões do estado. “A Paraíba é rating A pela Secretaria do Tesouro Nacional, somos o Estado mais competitivo do Nordeste, de acordo com o Centro de Liderança Pública, e também lideramos o Índice de Progresso Social (IPS) na região. Esses resultados comprovam que estamos no caminho certo”, afirmou.
O governador ressaltou ainda os avanços na área de ciência e inovação, como a construção do radiotelescópio Bingo e da Cidade da Astronomia, no Sertão, além da implantação do primeiro Centro Educacional de Computação Quântica do país. No turismo, citou os investimentos no Polo Cabo Branco, que já tem mais de 14 mil leitos contratados na rede hoteleira, além de parques temáticos e ações de divulgação internacional do Destino Paraíba.
Na saúde, João Azevêdo ressaltou os números do programa Opera Paraíba, que já ultrapassou a marca de 200 mil cirurgias realizadas e vem ampliando atendimentos de média e alta complexidade em todo o estado.
A embaixadora Pavla Havrilíková elogiou os resultados da gestão estadual e apresentou possibilidades de parceria entre a Paraíba e a República Tcheca em áreas como cultura, educação, agricultura, saúde, sustentabilidade e meio ambiente. “Nosso objetivo é estabelecer caminhos futuros para projetos concretos. Temos tradição em universidades, soluções inovadoras na saúde e buscamos ampliar a cooperação com o Brasil”, destacou.
Também participaram da reunião representantes do setor educacional e integrantes do governo estadual, entre eles o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudio Furtado, e o presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho.
Fonte: Governo da Paraíba