O Governo da Paraíba intensificou o processo de desapropriação de imóveis em diversos municípios para viabilizar obras de infraestrutura em rodovias estaduais. Os decretos foram publicados nesta terça-feira (22) no Diário Oficial do Estado e afetam áreas em pelo menos nove cidades. Um dos trechos de maior destaque envolve o acesso ao Anel Viário de Mamanguape, que liga a BR-101 à PB-041.
Além de Mamanguape, as desapropriações atingem trechos em Alagoa Nova, Areia, Alhandra, Lagoa Seca, Puxinanã, Manaíra, Arara e Serraria. As intervenções contemplam rodovias como a PB-036, PB-099 e PB-378 e fazem parte de um esforço do governo estadual para modernizar a malha viária, melhorar o tráfego e facilitar o escoamento da produção agrícola, além de integrar comunidades rurais isoladas.
Nos últimos meses, outras ordens de desapropriação também foram expedidas para obras em trechos entre Caraúbas e Coxixola, Serra do Vital, distrito de Massabielle, e Araruna ao aeródromo da cidade.
O processo está sendo conduzido pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), que buscam acordo com os proprietários. Caso não haja consenso, a Justiça poderá ser acionada. Os donos dos imóveis afetados têm direito à indenização conforme prevê a legislação.
Fonte: G1 Paraíba