As chuvas intensas que atingem a Paraíba nos últimos dias elevaram significativamente os níveis dos reservatórios do estado. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), dez açudes estão sangrando nesta quarta-feira (2), incluindo o açude Jangada, localizado em Mamanguape, no Vale do Mamanguape.
A sangria do açude Jangada é um dos pontos de maior atenção neste momento, já que ele é um dos principais reservatórios da região e abastece comunidades rurais e urbanas no entorno. Com a capacidade máxima atingida, as autoridades seguem monitorando o volume de água para prevenir possíveis impactos.
Veja a lista dos 10 açudes que atingiram 100% da capacidade:
-
Jangada, em Mamanguape
-
São Salvador, em Sapé
-
Olho d’Água, em Mari
-
Camalaú, em Camalaú
-
São José II, em Monteiro
-
Poções, também em Monteiro
-
Pitombeira, em Alagoa Grande
-
Araçagi, em Araçagi
-
Gramame/Mamuaba, no Conde
-
Suspiro, em Serra da Raiz
A elevação do nível dos açudes acontece em meio a um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que inclui 43 municípios paraibanos sob perigo potencial de chuvas intensas, especialmente no Litoral e Zona da Mata, onde está localizado o Vale do Mamanguape.
Alerta para chuvas
Em cidades como João Pessoa, Mamanguape, Conde e outras da faixa litorânea, a quarta-feira amanheceu com registros de alagamentos, trânsito lento e previsão de mais chuvas ao longo do dia.
A Defesa Civil orienta que os moradores de áreas de risco evitem enfrentar o mau tempo e fiquem atentos a possíveis deslizamentos ou transbordamentos. Em caso de emergência, os contatos são:
-
Defesa Civil: 199
-
WhatsApp da Defesa Civil: (83) 98831-6885
A população do Vale do Mamanguape deve permanecer em alerta, especialmente em áreas próximas ao açude Jangada e seus afluentes. O monitoramento continua, e novas atualizações poderão ser divulgadas a qualquer momento.