Papa Francisco é diagnosticado com pneumonia bilateral e segue internado em Roma

Um fiel da Bolívia segura velas acesas com o retrato do Papa Francisco do lado de fora do Hospital Gemelli, onde o papa está internado para continuar o tratamento de uma infecção respiratória, em Roma, Itália, 18 de fevereiro de 2025. REUTERS/Remo Casilli

    O Papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral, conforme comunicado oficial do Vaticano nesta terça-feira (18). O quadro ocorre no quinto dia de internação do pontífice no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde foi internado na última sexta-feira (14) devido a uma bronquite que já persistia há mais de uma semana.

Apesar da infecção pulmonar e da complexidade de seu estado de saúde, a Santa Sé informou que Francisco está estável e sem febre, seguindo a terapia prescrita pelos médicos. O pontífice recebeu a Eucaristia e continua realizando algumas atividades administrativas, como a aceitação da renúncia do bispo canadense Jean-Pierre Blais e a nomeação do reverendo Pierre Charland para substituí-lo na diocese de Québec.

Cancelamentos na agenda papal
Devido ao seu estado de saúde, o Vaticano anunciou o cancelamento da audiência jubilar programada para sábado (22) e de sua participação na missa do domingo (23), que será conduzida por um alto funcionário do Vaticano. Além disso, o papa já havia cancelado sua tradicional audiência semanal de quarta-feira (19) e uma visita aos estúdios de cinema Cinecittà, em Roma.

Histórico de problemas de saúde
Nos últimos anos, a saúde de Francisco tem sido motivo de preocupação. Esta é sua quarta hospitalização em menos de quatro anos. O pontífice já enfrentou dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma cirurgia de hérnia.

A equipe médica segue monitorando sua evolução, enquanto o Vaticano reforça que, apesar da gravidade da infecção, o papa mantém disposição para desempenhar parte de suas funções.

 

Raquel Lima

Sou Raquel Lima, jornalista dedicada a informar com qualidade e verdade. Busco temas relevantes, análises claras e coberturas que inspirem, sempre com compromisso e uma visão crítica dos fatos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem