![]() |
Foto: Reprodução |
A Prefeitura de Curral de Cima, no Litoral Norte da Paraíba, anunciou nesta sexta-feira (10) a decretação de situação de emergência hídrica no município, válida por 180 dias, devido ao colapso no principal manancial que abastece a região e à precariedade dos sistemas de poços artesianos. Em decorrência da crise, o prefeito Adjamir Souza informou o cancelamento da tradicional festa de São Sebastião, programada para ocorrer no Distrito de Estacada em 2025.
De acordo com o decreto municipal, todos os recursos inicialmente destinados ao evento serão redirecionados para ações emergenciais específicas ao restabelecimento do abastecimento de água e à garantia de acesso ao recurso em qualidade e quantidade específicas para os moradores.
Em reunião com vereadores e secretários municipais, a decisão foi tomada de forma consensual. Apesar do reconhecimento da importância cultural e social da festa para Estacada e todo o município, o momento crítico exige priorizar as necessidades básicas da população.
“Seria incoerente realizar uma festa enquanto grande parte das famílias enfrentava o desabastecimento. Nosso foco agora é garantir o bem-estar e a dignidade de nossa população, que sofre com a falta de água”, declarou o prefeito.