Governador João Azevêdo Lança Operação Verão 2025 em João Pessoa

Foto: José Marques


    Na tarde desta quinta-feira (19), o governador João Azevêdo lançou, em João Pessoa, a Operação Verão 2025. A operação contará com efetivos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e outros integrantes do Sistema de Segurança Pública, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Sistema Penitenciário. As ações da operação começam nesta sexta-feira (20), abrangendo os festejos de fim de ano e o Carnaval.

Durante a solenidade de lançamento, realizada no Largo de Tambaú, João Azevêdo entregou dois caminhões autobomba tanque (ABTS), que serão utilizados em salvamento e no combate a incêndios. Os investimentos somam R$ 4,4 milhões e representam um grande reforço nas ações deste ano.

O governador destacou que a Operação Verão busca proteger igualmente a população paraibana e os turistas que visitam o Estado. "Esta operação, que ocorre todos os anos, nesta edição se reveste de uma dimensão maior, com a integração de novas secretarias, como a Secretaria da Saúde, que passa a dar suporte aos bombeiros e guarda-vidas. Será uma grande operação, estendendo-se até depois do Carnaval, para manter João Pessoa e as demais cidades com tranquilidade", afirmou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, também evidenciou os investimentos que a pasta tem recebido do Governo do Estado. "A Segurança Pública é dever e missão de cada um de nós, compromisso de garantir que o nosso Estado continue sendo referência no turismo. Neste ano, vamos ter um diferencial: a Secretaria de Saúde irá compor com o Corpo de Bombeiros e dar uma resposta mais rápida na busca e salvamento no nosso Litoral", disse.

A solenidade contou com a apresentação formal das tropas e dos equipamentos, incluindo carros, motos, triciclos, bicicletas, botes e jet skis, utilizados tanto no policiamento quanto nas atividades bombeirísticas. Todo o efetivo está empenhado na operação nos 223 municípios paraibanos, com reforço naqueles que concentram maior população e circulação de pessoas. Haverá, ainda, o uso estratégico das duas aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA) em operações policiais e resgates aeromédicos.

A solenidade de lançamento foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro, pelo delegado-geral de Polícia Civil, André Rabelo, pelo comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), coronel Sérgio Fonseca, pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo Araújo, pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), João Alves, pelo superintendente do Detran, Isaías Gualberto, pela secretária da Setde, Rosália Lucas, pelo chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra, e pelo deputado estadual João Gonçalves, entre outras autoridades.

Por fim, houve a apresentação conjunta das três bandas das forças de Segurança, com um repertório natalino e contemporâneo, em alusão aos festejos de fim de ano.


Atuação das Forças de Segurança

O efetivo da Polícia Militar vai atuar com uso de viaturas, motocicletas, cavalos, drones, bicicletas, além do policiamento a pé. As estratégias adotadas seguem as diretrizes dos setores de Inteligência e Estatística da corporação, que realizam o mapeamento e ocupação de áreas visando a prevenção e combate aos crimes contra o patrimônio e à vida.

Na capital, haverá a presença do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur) com ações de rondas, blitzen, abordagens e ações preventivas em toda a orla de João Pessoa, Lucena e Conde. O esquema de segurança prevê o uso dos Veículos Individuais de Policiamento (VIP) e quadriciclos, que permitem mais rapidez e agilidade no atendimento em ocorrências com terrenos diversos.

O Corpo de Bombeiros receberá o reforço de médicos da Secretaria de Estado da Saúde, para atendimento a ocorrências de resgates, especialmente de afogamentos. A parceria vai agilizar o atendimento das vítimas, em Viaturas de Intervenção Rápida (VIR) – com médicos e bombeiros militares, até o Hospital de Trauma de João Pessoa.

Ao longo da faixa que se estende de Barra de Camaratuba a Acaú, abrangendo os limites com os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, os guarda-vidas estarão realizando o serviço de praia, com o suporte de embarcações, lanchas, botes infláveis de salvamento e jet-skis para a segurança dos banhistas, atuando também no interior do estado, em mananciais, como rios, açudes e lagos.

Durante a Operação Verão, a Polícia Civil vai reforçar os plantões e, nos locais de maiores eventos, serão instaladas Delegacias Móveis. A Coordenação das Delegacias de Atendimento à Mulher (Coordeam) também vai funcionar com mais equipes, graças ao ingresso de novos servidores, recém-nomeados.

A instituição ainda dispõe da Delegacia Online – delegaciaonline.pb.gov.br – na qual o cidadão pode realizar registro remoto de notícias de fatos e ocorrências policiais não-violentas, tais como perda ou extravio de documentos, furtos simples, registro de pessoas desaparecidas e de violência doméstica e familiar, incluindo requisição de Medida Protetiva de Urgência e manifestação pela Representação Criminal. Já o Disque Denúncia – 197 possibilita ao cidadão denunciar, anônima e remotamente, práticas criminosas e autorias delitivas, inclusive com a possibilidade de envio de áudios, fotos e vídeos, via WhatsApp.

Com um efetivo de 60 agentes de trânsito e um total de 12 viaturas, além de dois reboques e uma van, o Detran-PB, por meio da Lei Seca, também participará da Operação Verão 2025. Os agentes de trânsito serão responsáveis pelas fiscalizações, com o apoio da Polícia Militar da Paraíba e com o auxílio de etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones e barreiras de sinalização retrátil.

Fonte: Governo da Paraíba

 

Raquel Lima

Sou Raquel Lima, jornalista dedicada a informar com qualidade e verdade. Busco temas relevantes, análises claras e coberturas que inspirem, sempre com compromisso e uma visão crítica dos fatos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem