Pesquisa revela queda nos hábitos de leitura no Brasil: 53% não leram livros no último mês

Foto: Reprodução/internet


 

Por Raquel Lima - DRT/PB 4339

    Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, intitulada "Retratos da Leitura no Brasil", revelou dados alarmantes sobre o declínio nos hábitos de leitura da população brasileira. O levantamento, que contou com a participação de 5,5 mil pessoas em 208 municípios, apontou que 53% dos entrevistados não leram nenhum livro no último mês. Este número representa um aumento preocupante em relação ao estudo anterior de 2019, quando 48% dos brasileiros se declararam não-leitores.  

A pesquisa considera como leitor aquele que leu, total ou parcialmente, ao menos um livro nos últimos três meses. Apesar disso, a tendência de redução na leitura foi observada em todas as classes sociais, idades e níveis de escolaridade, evidenciando que o problema é transversal e afeta diferentes segmentos da sociedade.  


Falta de tempo é a principal barreira

Entre as razões apontadas para o afastamento dos livros, a falta de tempo foi citada por 46% dos entrevistados. A rotina corrida, somada a outras prioridades, tem afastado os brasileiros da prática de leitura. Em contrapartida, 26% afirmaram ler por gosto pessoal, enquanto 14% destacaram a leitura como forma de distração e atualização cultural.  


A pesquisa também revelou que a Bíblia segue como o livro mais lido pelos brasileiros, mencionada por 38% dos participantes. O dado reforça a influência da religião nos hábitos de leitura do país.  


Mudança nos hábitos de compra e consumo de livros

Outro aspecto abordado pela pesquisa foi o comportamento em relação à compra e ao formato dos livros. Em meio ao fechamento de livrarias físicas, 47% dos leitores afirmaram preferir adquirir obras pela internet. Quanto ao formato, a preferência pelo livro físico ainda predomina, sendo escolhido por 57% dos entrevistados, enquanto 22% optam por edições digitais.  


Alerta para a promoção da leitura

Os resultados do estudo acendem um sinal de alerta para a necessidade de políticas públicas e iniciativas que incentivem a leitura no Brasil. O aumento da taxa de não-leitores e a redução no hábito de ler reforçam a importância de investir em acesso a bibliotecas, feiras literárias e campanhas de estímulo à leitura como ferramentas para reverter esse cenário.  

O "Retratos da Leitura no Brasil" é considerado um dos mais abrangentes levantamentos sobre os hábitos de leitura no país, trazendo reflexões valiosas para educadores, gestores culturais e sociedade em geral.


Com informações da JP news.

Raquel Lima

Sou Raquel Lima, jornalista dedicada a informar com qualidade e verdade. Busco temas relevantes, análises claras e coberturas que inspirem, sempre com compromisso e uma visão crítica dos fatos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem