![]() |
Foto: Divulgação/internet |
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está investigando uma denúncia de desvio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) pela Prefeitura de Mari. A investigação é coordenada pela Promotora de Justiça Simone Duarte Doca, com sede no município de Sapé, e foi oficialmente publicada no Diário Oficial do MPPB nesta terça-feira (5).
De acordo com o portal Fonte83, a Prefeitura de Mari é suspeita de desviar e utilizar de forma indevida verbas federais destinadas à educação. As alegações indicam práticas que violariam princípios administrativos, causando possíveis danos ao erário e configurando atos de improbidade administrativa, com risco de enriquecimento ilícito.
Para esclarecer os fatos, a promotora Simone Duarte Doca determinou uma série de ações investigativas, incluindo a coleta de depoimentos, análise de documentos, perícias e solicitações de informações adicionais. O prefeito de Mari, Antonio Gomes, será notificado nos próximos dias para apresentar sua defesa frente às acusações.
O FUNDEB é a principal fonte de financiamento para a educação básica no Brasil, contribuindo para reduzir as desigualdades entre redes de ensino e incentivando o investimento na educação infantil e nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Em Mari, cidade com pouco mais de 21 mil habitantes, segundo o Censo de 2022 do IBGE, esses recursos são essenciais para a manutenção e melhoria da qualidade educacional local.
A investigação do MPPB busca, assim, esclarecer o destino dos recursos federais e garantir a correta aplicação dos fundos para benefício da educação municipal.
![]() |
Foto: Divulgação/portal fonte 83 |
Por: Redação/ Blog Política do Vale