 |
Centro de João Pessoa (Foto: Reprodução/Youtube) |
As micro e pequenas empresas paraibanas desempenharam papel fundamental na geração de empregos em setembro, responsáveis por 2.540 novas vagas, o que representa 70% das oportunidades criadas no estado. Os dados, divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta terça-feira (5), evidenciam a força dos pequenos negócios no mercado de trabalho local.
Além das micro e pequenas empresas, o levantamento mostra que as médias e grandes empresas da Paraíba contribuíram com a criação de 945 empregos no mesmo período. Por outro lado, a administração pública teve um desempenho negativo, registrando a perda de uma vaga.
Setores em DestaqueEntre os setores que mais impulsionaram as contratações entre as micro e pequenas empresas, o destaque vai para:
-
Serviços:
980 novas vagas-
Comércio:
613 novas vagas-
ConstruçãoCivil:
556 novas vagasNas médias e grandes empresas, os setores que mais contribuíram para a geração de empregos foram:
-
Serviços:
679 novas vagas-
Indústria de Transformação: 643 novas vagas
Acumulado de 2024No acumulado de 2024, as micro e pequenas empresas já somam 19.348 novos postos de trabalho, um crescimento de 3.729 vagas em relação ao mesmo período de 2023. As médias e grandes empresas, por sua vez, registraram a criação de 4.638 vagas no ano. A administração pública contribuiu com 25 novas oportunidades.
Esse desempenho reforça o papel essencial das micro e pequenas empresas na economia paraibana, sustentando a geração de empregos e impulsionando o crescimento econômico local.
Por: Redação
Fonte: Brasil247