![]() |
Foto/internet |
Por Raquel Lima
A Paraíba não alcançou as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2024 para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e para o ensino médio. Por outro lado, o estado atingiu a projeção para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (14).
Desempenho nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Nos anos iniciais do ensino fundamental, a Paraíba obteve 5,7 pontos no Ideb 2024. Este resultado representa um avanço de 0,4 pontos em relação à meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb, que era de 5,3 pontos. Este desempenho positivo indica que as políticas educacionais voltadas para os primeiros anos de escolaridade têm surtido efeito.
Desempenho nos Anos Finais do Ensino Fundamental
No entanto, o desempenho do estado nos anos finais do ensino fundamental foi de 4,5 pontos, ficando 1,1 ponto abaixo da meta projetada, que era de 5,6 pontos. Este resultado sugere desafios persistentes na qualidade da educação para alunos mais avançados no ciclo básico.
Desempenho no Ensino Médio
O ensino médio na Paraíba também apresentou resultados abaixo das expectativas, com um Ideb de 4 pontos, o que está 0,8 pontos abaixo da meta de 4,8 pontos. Este dado reflete as dificuldades enfrentadas na etapa que antecede o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho, e aponta para a necessidade de intervenções mais eficazes para melhorar o ensino nesta fase.
Comparação com os Resultados Nacionais
Assim como a Paraíba, o Brasil como um todo só atingiu a meta nos anos iniciais do ensino fundamental, com um Ideb nacional de 6 pontos, exatamente a meta estabelecida. Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb nacional foi de 5, abaixo da meta de 5,5. No ensino médio, o Brasil obteve 4,3 pontos, quando a meta era 5,2.
Desafios e Perspectivas
Os resultados do Ideb 2024 evidenciam a necessidade de continuar investindo em melhorias educacionais, especialmente nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, para garantir uma educação de qualidade em todas as etapas do aprendizado. As disparidades entre as metas e os resultados efetivos indicam que, embora haja avanços, há ainda um longo caminho a ser percorrido para alcançar os objetivos educacionais propostos.
Fonte: Jornal da Paraíba