Paraíba Apresenta Tecnologia de Controle da Fusariose em Dia de Campo sobre Cultura do Abacaxi

 
Foto/internet

Por Raquel Lima

A Paraíba apresentará os resultados de uma pesquisa inovadora sobre o controle da fusariose durante o Dia de Campo sobre a Cultura do Abacaxi, que será realizado no município de Ielmo Marinho, no próximo dia 2 de agosto. O evento, que visa integrar técnicos e produtores de abacaxi dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, ocorrerá na comunidade Umari durante a manhã e, à tarde, haverá uma demonstração no assentamento Ramada IV.

A palestra, conduzida pelo pesquisador Dr. Rêmulo Carvalho, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), abordará o desenvolvimento de uma tecnologia inédita para o controle alternativo da fusariose do abacaxizeiro. O estudo, iniciado com experimentos utilizando extratos de cascas de plantas antibióticas, evoluiu para a utilização de taninos extraídos de árvores cultivadas e culminou no uso de um fungicida natural comercial fabricado pela indústria de taninos.

Dr. Rêmulo Carvalho compartilhará dados de pesquisa laboratorial e de campo, além de resultados já apresentados em diversos congressos científicos internacionais nos Estados Unidos, Israel, Ásia, Europa e Brasil. “Serão divulgados resultados de pesquisa ambiental comprovando a segurança da utilização dos taninos em testes realizados com peixes, anfíbios, moluscos e crustáceos. Em suma, será apresentada a verdadeira saga da persistência de uma pesquisa de 20 anos de estudos, desde uma ideia original até o desenvolvimento de uma tecnologia sustentável capaz de substituir, de maneira eficaz, os agrotóxicos usados no controle dessa importante doença do abacaxizeiro”, comentou o pesquisador.

A fusariose é uma doença que afeta gravemente o cultivo de abacaxi, e o desenvolvimento de métodos sustentáveis para seu controle é crucial para a produção da fruta. Dados da safra de 2021 indicam que o abacaxi representa 50% do valor da produção de fruticultura da Paraíba. O estado se destaca pela elevada qualidade do fruto, responsável por cerca de 17% da produção nacional, conforme informações do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao Banco do Nordeste.

As cidades de Araçagi, Lagoa de Dentro, Itapororoca, Pedras de Fogo, Santa Rita, Cuité de Mamanguape e Curral de Cima concentram 82% de toda produção estadual de abacaxi, evidenciando a importância da cultura para a economia local.

O Dia de Campo sobre a Cultura do Abacaxi promete ser um marco significativo para os produtores da região, fornecendo-lhes novas ferramentas e conhecimentos para o controle sustentável de doenças e a melhoria contínua da qualidade do abacaxi paraibano.

Fonte: Governo do estado da Paraíba

Raquel Lima

Sou Raquel Lima, jornalista dedicada a informar com qualidade e verdade. Busco temas relevantes, análises claras e coberturas que inspirem, sempre com compromisso e uma visão crítica dos fatos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem