No último dia 7 de junho, o Blog do Bruno Lira, em parceria com o Instituto CDI, realizou uma pesquisa eleitoral na cidade de Mamanguape, localizada no Litoral Norte, com o objetivo de fornecer uma análise precisa e detalhada dos objetivos de voto e características dos deputados do município na corrida pela Prefeitura Municipal.
Resultados da Pesquisa Espontânea
Na pesquisa enviada, onde os entrevistados indicaram seus candidatos sem qualquer estímulo, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), aparece na liderança com 40% das intenções de voto. Em segundo lugar, está Joaquim (Republicanos) com 30%, seguido por Edeilson do Almirante (PT) com 4%.
Resultados da Pesquisa Estimulada
Quando apresentado com uma lista de candidatos, os membros apoiam Eduardo Brito na liderança, mas com um aumento para 43% das intenções de voto. Joaquim aparece com 34%, enquanto Edeilson do Almirante permanece com 4%.
Níveis de Rejeição
A pesquisa também investigou os índices de excluídos dos candidatos. Joaquim lidera nesse quesito, com 36% dos participantes afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Eduardo Brito tem uma excluída de 18%, e Edeilson do Almirante, 17%.
Metodologia
A pesquisa foi realizada com congressistas de Mamanguape com 16 anos ou mais, garantindo a representatividade das opiniões políticas e sociais dos cidadãos aptos a votar. As entrevistas foram realizadas em diversos bairros e localidades do município, incluindo Areial, Campo, Gurguri, Alto do Cemitério, Planalto, Conjunto Nossa Senhora da Penha, Bela Vista, Rua do Meio, Sertãozinho, Conjunto Cícero Lucena, Cidade Nova, Pitanga da Estrada , Camaratuba, Imbiribeira, Alagoas, Pindobal, Mendonça, Engenho Novo e Curralinho.
A amostra foi composta por 400 entrevistas, um tamanho calculado para fornecer resultados estatisticamente significativa e permitir uma análise detalhada das diferentes características da população. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PB-09285/2024, garantindo a conformidade com as normas legais e a transparência dos procedimentos.