Paraíba fortalece ações de preparação, vigilância e resposta a emergências em saúde pública


Por Raquel Lima

João Pessoa, Paraíba - A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Departamento de Emergências em Saúde Pública (Demsp), iniciou na terça-feira as Oficinas de Preparação, Vigilância e Resposta a Emergências em Saúde Pública. O evento, que aconteceu no auditório do Hotel Manaíra, contou com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa e representantes de vigilâncias municipais.

O objetivo do evento é fortalecer a Vigilância em Saúde no Estado da Paraíba, integrando todas as instituições, setores e áreas técnicas que atuam nas ações de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública. A iniciativa busca aprimorar as práticas de detecção, notificação, investigação e resposta aos eventos e agravos de saúde pública no estado.

Raquel Proença, assessora técnico-científica do Demsp, destacou a importância da preparação e do planejamento na resposta a emergências, enfatizando as lições aprendidas durante a Covid-19. Ela ressaltou que a saúde é uma responsabilidade de todos, não apenas do setor de saúde.

A programação do evento contou com palestras de diversos representantes do setor em nível municipal, estadual e nacional. Renata Nóbrega, secretária executiva de saúde da Paraíba, agradeceu a participação do Ministério da Saúde e das equipes da Rede Sieves, da Defesa Civil, da Anvisa, do Cosems e da equipe do DSEI. Ela também reforçou a importância da participação dos mais de 42 núcleos de vigilância epidemiológica presentes nos hospitais do estado.

A secretária sublinhou a necessidade de uma rede forte e integrada para enfrentar emergências e destacou a importância de estar preparado para os agravos que podem surgir após desastres, como o recente ocorrido no Rio Grande do Sul.

Para as discussões, é recomendada a participação de profissionais das diversas frentes de trabalho que envolvem ações de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública. Destaca-se a importância da presença de representantes dos pontos focais estaduais do Vigidesastres, coordenadores dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) nos diferentes níveis de gestão do SUS, e coordenadores dos núcleos de vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh).


Fonte: https://paraiba.pb.gov.br/noticias/oficinas-preparam-e-fortalecem-vigilancia-e-resposta-a-emergencias-na-paraiba

 

Raquel Lima

Sou Raquel Lima, jornalista dedicada a informar com qualidade e verdade. Busco temas relevantes, análises claras e coberturas que inspirem, sempre com compromisso e uma visão crítica dos fatos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem