Por: Raquel Lima
Os partidos políticos têm até o dia 15 de agosto para formalizar suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral para as eleições de 2024. Antes desse prazo crucial, é necessário realizar as convenções partidárias, programadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Nestes eventos, as siglas deliberam sobre coligações, selecionam candidatos para disputas tanto no Executivo quanto no Legislativo.
Aqueles que almejam concorrer nas eleições devem declarar a intenção de pré-candidatura antes do período de convenções, seja para cargos de prefeito ou vereador.
A campanha eleitoral inicia-se um dia após a data final para oficialização das candidaturas, ou seja, em 16 de agosto. Qualquer tipo de publicidade ou manifestação que contenha pedido explícito de voto antes desse prazo pode ser considerada irregular, sujeita a multa.
O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV terá início em 30 de agosto, perdurando até 3 de outubro, totalizando 35 dias que antecedem a antevéspera do primeiro turno. O próprio primeiro turno ocorrerá em 6 de outubro.
Compartilhe as informações e mantenha-se atualizado sobre o processo eleitoral!
Fonte: CNN BRASIL