Calor Intenso Afeta Abastecimento de Água no Interior da Paraíba


Por Raquel Lima

Interior da Paraíba, 22 de novembro de 2023

O calor intenso que assola as cidades do interior da Paraíba tem gerado impactos no abastecimento de água em algumas regiões, especialmente no Cariri e Agreste paraibanos. O aumento significativo do consumo de água devido às altas temperaturas tem provocado intermitências no fornecimento, causando preocupação entre a população.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) reportou que, além do aumento "absurdo" no consumo decorrente da estação quente, a empresa está lidando com a correção de alguns problemas técnicos em sua rede de distribuição. A combinação desses fatores tem contribuído para as dificuldades no abastecimento de água em diversas localidades.

O fenômeno climático El Niño também é apontado como um dos fatores agravantes. Órgãos responsáveis pelo monitoramento climático em todos os estados do Nordeste planejam uma reunião virtual em dezembro para avaliar os impactos do El Niño na região. O aumento da temperatura, especialmente na região Norte do país, tem gerado preocupações em relação aos recursos hídricos.

O presidente da Agência Executiva da Gestão das Águas na Paraíba, Porfírio Catão, expressou sua preocupação, mas destacou que o El Niño, que tem afetado principalmente a região Norte, pode não impactar significativamente o período chuvoso no estado. "A partir de janeiro, ele tende a diminuir, e o período chuvoso na Paraíba começa em fevereiro, com maiores percentuais em março e abril. Há uma tendência de que o El Niño não afete, mas vamos nos reunir para tomar uma decisão mais precisa sobre esse fenômeno", afirmou Catão.

A situação demanda atenção das autoridades e da população, que precisam adotar medidas conscientes para o uso responsável da água enquanto a situação não é normalizada.

Raquel Lima

Sou Raquel Lima, jornalista dedicada a informar com qualidade e verdade. Busco temas relevantes, análises claras e coberturas que inspirem, sempre com compromisso e uma visão crítica dos fatos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem